Seguidores

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Dinossauros - Parte 1

"Tudo o que Deus criou pensando em você:
Fez a Via-Láctea, fez os dinossauros..."
- Djavan


Conversando com uma amiga minha nessa semana, descobri que o sonho de infância dela era ser Arqueóloga (o meu era ser Paleontólogo). A diferença entre uma coisa e outra é que a Arqueologia é uma Ciência Social, que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais (desde objetos  móveis como vasos a imóveis como estruturas arquitetônicas), e também estuda as intervenções feitas pelo homem no meio ambiente; enquanto a Paleontologia é uma Ciência Natural, que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis. Vou postar umas coisas sobre os Dinossauros, mas pretendo postar depois sobre outros seres pré-históricos.
Richard Owen com um esqueleto de Moa, não de Dinossauro
Em 1842, os dinossauros começaram a ser classificados, por Richard Owen, que, aliás, foi quem cunhou esse nome (que significa "lagarto terrível", embora não sejam lagartos, apenas répteis), recentemente encontrados no Sul da Inglaterra. Assim, tais animais constituem uma SuperOrdem. Entre 1887 e 1888, Harry Seeley dividiu a superordem em duas ordens: Saurísquios e Ornitísquios (Ísquio é um osso do quadril, significando "Ísquio de Lagarto" e Ísquio de Ave". Eu amo Taxonomia). Hoje, conhece-se umas 1000 espécies de Dinossauros.
SAURÍSQUIOS: Dividem-se em duas SubOrdens:
1: Terópodes ("Pés de Fera") - Têm esse nome por que 3 dedos tocam o chão enquanto um fica suspenso. Todos os carnívoros eram Terópodes. O menor terópode conhecido de espécimes adultos é o Epidexiptérix, pesando 164 gramas e medindo 25 centímetros de comprimento. 


Ficheiro:Largesttheropods.svg
Há muitos clados, famílias, infra-ordens etc, então vou só citar alguns, de diversos grupos, ok ?("nomes aportuguesados")
Da Esquerda, de cima pra baixo: Allossauro, Deinonico, Barinonyx e Velocirraptor;
Direita, de cima pra baixo: Espinossauro, Compsognato e Terizinossauro.

Os 3 de cima: Estrutiomimo, Galimimo e Ovirraptor.
Em sentido horário, os de baixo:  Coelophysis, Coeluro e Dromiceiomimo.
Os 3 da esquerda em sentido horário: Ceratossauro, Tiranossauro e Troodon.
Direita, sentido horário: Carnotauro, Dilofossauro, Megalossauro e Abelissauro.

2: Saurópodomorfos ("Forma de Pés de Lagarto") - (descobri essa classificação nova hoje). Os quadrúpedes popularmente conhecidos como "pescoçudos". Interessante que todos os Mamíferos têm o mesmo tanto de vértebras no pescoço, tanto faz um rato, golfinho ou girafa. Isso não ocorre com os Dinossauros, ou seja, realmente, os de pescoço longo tinham bem mais vértebras no pescoço. Para pegar as folhas no alto árvores, seu crânio era fino no fim do longo pescoço. Sua longa cauda ajuda a contrabalançar o peso. Variavam de 1,5 m a 40 m e mais de 100 toneladas! Suas InfraOrdens são: Prossaurópodes (entre os gêneros mais conhecidos, encontra-se o plateossaurus, que podia atingir os 9 metros de comprimento e a pesar cerca de 4 toneladas) e Saurópodes (muitos destes não tinham mandíbulas e dentes apropriados para mastigar, de modo que engoliam grandes quantidades de matéria vegetal que, em seguida, eram "trituradas" no estômago por pedras ingeridas para facilitar a fermentação e a digestão do alimento). 
Esquerda: Plateossauro, Camarassauro e Titanossauro.
Direita: Diplodoco, Apatossauro e Braquiossauro.

Na 2ª parte: Dinossauros Ornitísquios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário