Seguidores

segunda-feira, 11 de março de 2013

Douglas Adams e O Guia

"Life? Don't told me life."
- Marvin




Pra quem não sabe, hoje Douglas Adams completaria 61 anos. Evolucionista ateu (isso foi redundante?), foi quem escreveu O Guia do Mochileiro das Galáxias. Britânico, Adams iniciou sua carreira como escritor logo após de se formar em literatura inglesa pela Universidade de Cambridge, em 74, e passar parte da década de 70 viajando como mochileiro pela Europa até a cidade de Istambul, na Turquia. O sucesso vem quando, em 77, Adams conhece Simon Brett, que trabalhava na rádio BBC 4. Juntos os dois decidem produzir um programa humorístico sobre ficção-científica para a rádio. Era o início de "O Guia do Mochileiro das Galáxias". Adams faleceu aos 49 anos de idade, em 2001, vítima de um ataque cardíaco

A obra começou como série radiofônica transmitida pela primeira vez no Reino Unido pela Radio 4, da BBC, em 1978, e mais tarde foi publicada (muito modificada e amplificada) numa Saga de romances em cinco partes. Os cinco livros trazem um humor escrachado, no qual o autor usa situações hilárias e bizarras para ironizar a política, burocracia as pessoas e suas manias. O Guia é uma Trilogia de 5 livros, que agora são 6:

O título é o nome fictício de um excêntrico guia de viagens eletrônico, O Guia do Mochileiro das Galáxias. Ao longo de todas as versões, a série segue as aventuras de vários personagens, como Arthur Dent, um inglês azarado, Ford Prefect, um alienígena de um planeta pequeno em algum lugar nos arredores de Betelgeuse e um investigador para o guia de mesmo nome, Zaphod Beeblebrox, o semi-primo de Ford e Presidente Galáctico, o deprimido robô Marvin, o Andróide Paranóide, e Trillian, anteriormente conhecida como Tricia McMillan, uma mulher que Arthur conhecera em uma festa em Islington.


Depois de escapar da destruição da Terra, o humano Arthur Dent faz amizades com a tripulação da nave  Coração de Ouro, que é movida por um gerador de improbabilidade infinita. Depois de uma refeição eles seguem pelo espaço para encontrar o homem que rege o universo e acabam por quase desvendar a Questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais.


Arthur Dent continua sua procura pela questão da vida, do universo e tudo mais, porém, dessa vez… na era pré-histórica. Como consequência de uma série de ações, Arthur e Ford Prefect acabam naufragados no planeta Terra pré-histórico. Após alguns anos são convocados por Slartibartfast para salvar o universo, que estaria em perigo porque o Portão que isolava o planeta Krikkit do resto do universo estaria prestes a ser aberto...


Este título se refere a mensagem deixada pelos golfinhos quando deixaram o planeta Terra um pouco antes de ela ser demolida para a construção de uma via expressa hiperespacial. Depois de ser deixado no planeta por uma espaçonave no meio de um campo aberto com uma chuva torrencial, Arthur Dent anda até a rodovia, no qual é surpreendido por um carro com a placa "Meu outro carro também é um Porsche" - esta é sua primeira indicação que está de volta a Terra. Ele é atingido por uma cachoeira quando o caminhão dirigido por Rob McKenna (que sempre está chovendo em sua volta, por que mesmo sem saber, ele é o deus da Chuva) passa intencionalmente em uma poça d'água perto dele. A mesma coisa acontece várias vezes com outros carros que passam na rodovia, até que Arthur consegue finalmente uma carona com o homem chamado Russell.

O ponto de vista muda para Ford Prefect, que está causando problemas na extremamente perigosa Han Dold City. É quase morto quando tenta pagar uma grande quantidade de bebidas com um cartão da American Express, mas consegue escapar de tal situação ao escrever uma crítica favorável sobre o bar no O Guia do Mochileiro das Galáxias. Depois ele encontra uma prostituta nas ruas, cuja especialidade é dizer para as pessoas ricas que não há nada de errado em ser rico; ele tenta mostrar seu artigo sobre a Terra no Guia ("Praticamente Inofensiva"), que lhe valeu 15 anos de sua vida, antes que a próxima atualização do Guia entre e - como ele pensa - delete-o. Ela acaba deixando-o para oferecer seus serviços para um homem numa limusine; Ford percebe que seu artigo havia sido atualizado segundos antes, mas descobre que ele não foi excluído: Ao invés disso, seu artigo a respeito da Terra estava sendo colocado no Guia na íntegra, sem nenhuma edição adicional. Devido a tal acontecimento estranho, sai imediatamente do planeta e vai para a Terra.
Enquanto isso, Arthur percebe logo que ele não gosta nem um pouco de Russell. No banco de trás está a irmã de Russell, uma mulher realmente bela que encontra-se inconsciente e a quem Russell chama de Fenny. Russell diz a Arthur que Fenny aparentemente teve um choque mental num café em Rickmansworth aguns segundos antes do que ele chama de "as alucinações com as espaçonaves amarelas gigantes" - aparentemente, todos acreditam que a destruição da Terra foi uma alucinação em massa planejada pela CIA. Russell acredita que o efeito das drogas que a CIA usou demorou muito tempo para terminar em Fenny, a qual ele acredita que está louca, pois ela vive repetindo que ela está tendo desilusões e que está vivendo no mundo real.
O título deriva de uma brincadeira no início da série, quando Arthur Dent descobre que a entrada para a Terra em O Guia do Mochileiro das Galáxias é composto, em sua totalidade, da palavra "inofensiva". Seu amigo Ford Prefect assegura-lhe que a próxima edição vai conter o artigo sobre a Terra que Ford passou os últimos 15 anos pesquisando, um pouco resumido, mas ainda uma melhoria. O novo artigo, ele finalmente admite, simplesmente diz "Praticamente Inofensiva". Esse livro conta a História da filha de Arthur que ele não sabia que tinha e do novo Guia.
Em 2009, Eoin Colfer continuou a saga do Guia com o livro intitulado "E Tem Outra Coisa..."
Sobre os personagens (contém Spoilers!):
Arthur Dent: um terráqueo, humanóide, proveniente da Inglaterra. Escapou com a ajuda de seu amigo Ford Prefect da destruição da Terra, viveu durante algum tempo na Terra pré-histórica, aprendeu a voar, é considerado o mestre dos sanduíches em um planeta outro que não a Terra, tem uma filha chamada Random Frequent Flyer Dent. Um ser vivo sempre perdido e/ou frustrado. Quando os ratos quiseram comprar dele seu cérebro e lhe ofereceram outro, Zaphod disse: "era só programá-lo para dizer 'O quê?', 'Não entendi' e 'Cadê o chá?'. Ninguém ia notar a diferença."
Ford Prefect: um alienígena de Betelgeuse que veio fazer uma visita de alguns dias à Terra, como pesquisador de campo para O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas acabou ilhado no planeta por 15 anos. Enquanto estava na Terra, fingia ser um ator desempregado. Seu verdadeiro nome na língua betelgeusiana, dado por seu pai, é impronunciável, inclusive para ele próprio. Por isso ganhou o apelido de Ix (que, no idioma de Beteguelse II, quer dizer: "menino que não sabe explicar direito o que é um Hrung e nem por que ele resolveu cair em cima de betelgeuse IV"). Ford Prefect foi o nome que ele escolheu na Terra, por julgar ser um nome comum. Um dia seu receptor subeta dá sinal e ele percebe que os vogons estavam para vir à Terra para demoli-la, sob o pretexto de construção de uma estrada espacial (incidentalmente, uma estrada foi o motivo da demolição da casa de Arthur Dent) no mesmo dia em que essas estradas se tornam desnecessárias devido ao recém inventado Gerador de Improbabilidade Infinita. Junto com Arthur Dent, Ford consegue escapar da destruição da Terra. Depois de serem expulsos da nave vogon, graças a uma imensa improbabilidade, são salvos pela nave Coração de Ouro.
Zaphod Beeblebrox: é semiprimo (quem tem três das mesmas mães) de Ford Prefect que acaba por ser o Presidente da Galáxia, mesmo sendo um sujeito altamente incompetente para ocupar o cargo, tendo em vista que os requisitos para sê-lo são "não o querer" e "distrair a atenção das pessoas". Zaphod possui muitas qualidades (quase todas ruins); já foi até mesmo eleito 7 vezes a criatura racional mais mal vestida da galáxia. Zaphod rouba a Coração de Ouro, uma nave movida por um Gerador de Improbabilidade Infinita, e é devido à improbabilidade dos acontecimentos ocorridos nessa nave que Zaphod e Trillian salvam Arthur e Ford no penúltimo segundo de vida destes. Suas principais características de personalidade, além de ter duas cabeças e 3 braços, é o fato de ser incrivelmente metido e ter operado o próprio cérebro por motivos que ele mesmo desconhece. É egoísta e vive chamando Arthur Dent de "símio". Quer encontrar o homem que realmente comanda o universo. Tem um óculos Perigo-Sensitivos - quanto mais perigoso ficar a situação, mas escura fica a lente do óculos, para que Zaphod não se preocupe!
Trillian: Arthur a conhece conhece Trillian durante uma festa em Islington (Inglaterra) e tenta paquerá-la, sem sucesso. Ela foge com Zaphod Beeblebrox, que promete levá-la a outros planetas. Trillian desejava viajar, conhecer outros lugares, e até convidou Dent para fugir para Madagascar com ela, mas ele recusa. Dent só a reencontraria seis meses depois, no espaço. Trillian e Dent são os únicos seres humanos sobreviventes da explosão do planeta Terra.
Marvin: um dos meus personagens favoritos, é um dos protótipos da Companhia Cibernética de Siríus, projetados com a revolucionária tecnologia de Personalidade Humana Genuína (PHG). A PHG proporciona a esses protótipos as reações e emoções humanas mais variadas. Marvin tem um "cérebro" do tamanho de um planeta, cujo QI é pelo menos 30 bilhões de vezes maior que o de um ser humano. Entretanto, as funções para a quais é designado são das mais banais (como abrir portas, escoltar visitantes e sentar a um canto de uma sala e ser ignorado por todos). Essas tarefas tão absurdamente simples para seu intelecto superior resultam no PHG do andróide uma profunda e prolongada depressão, além de um sentimento de completo desprezo pela vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário